fbpx
Fale conosco: (11) 3951.5407

Eficiência energética em edifícios: motivos para fazer um Retrofit

Operar um edifício pode ter altos custos, seja uma torre de condomínio, apartamentos, uma cooperativa ou um complexo residencial.

Os custos de energia (eletricidade), gás natural e água, são as maiores despesas variáveis ​​que um operador gerencia e podem impactar diretamente nos resultados da operação. Um número crescente de proprietários e operadores de edifícios optam por reformas de eficiência energética para reduzir os custos de energia, mas há vantagens influenciando desta decisão.

De um forma mais ampla, reconhecemos uma série de razões diretas e indiretas para realizar um retrofit focada em energia, em qualquer propriedade.

Os benefícios podem ser categorizados em três categorias principais:

  • Economias relacionadas à energia
  • Outras economias
  • Ganhos não-financeiros

Economia relacionada à energia: menos uso de eletricidade

Atualizações e modernizações focadas em eficiência energética, podem reduzir os custos de energia de um prédio ou condomínio em 20 a 30% com soluções de mercado, como atualizações de iluminação, climatizadores, caldeiras de condensação e bombas de calor.

Através de uma melhor eficiência energética, você  usa menos eletricidade. Aparelhos mais novos consomem menos e produzem mais. Melhorar a vedação do edifício (incluindo paredes e janelas) também pode reduzir muito o seu consumo de energia.

Outras economias: custos reduzidos de manutenção e substituição de equipamentos

Além de economizar nos custos de aquecimento e resfriamento, as atualizações da vedação do edifício podem reduzir e até eliminar os reparos e interrupções de manutenção. Substituir as janelas com vazamento tornam um edifício mais resiliente em mudanças climáticas.

O mesmo vale para a substituição proativa e planejada de outros equipamentos antigos, como caldeiras. Os retrofits focados em energia reduzem os custos de manutenção e o tempo da equipe gerenciando os reparos, além de reduzir significativamente a probabilidade e o custo de substituições inconvenientes de emergência.

Alguns dos impactos financeiros dos retrofits de energia são difíceis de quantificar, mas devem ser considerados também. Exemplo: quando os funcionários podem gastar menos tempo lidando com problemas de manutenção ou respondendo às necessidades dos condôminos ou inquilinos, o tempo pode ser redirecionado para outros esforços, por ex. limpeza cotidiana, organização, marketing e recrutamento de inquilinos, etc.

 

Benefícios não-financeiros: do conforto aos atrativos do prédio

Retrofits focados em energia não são bons apenas para os lucros de sua operação, eles também oferecem benefícios não financeiros, como melhor conforto aos usuários, locatários e residentes, qualidade do ar interno e atrativos para o edifício.

Instalar um sistema de controle em que certas áreas mais quentes possam ser resfriadas e áreas mais frias possam ser aquecidas tornará o edifício mais confortável, e normalmente resultam na redução de reclamações e rotatividade de inquilinos.
Quando novos revestimentos isolantes ou janelas de painéis duplos ou triplos são instalados, eles podem aumentar o conforto térmico dos inquilinos e, ao mesmo tempo, atualizar a aparência do edifício, proporcionando mais visibilidade e atrativos para o edifício.
Por último, mas não menos importante, os retrofits focados em energia são bons para o nosso meio ambiente, pois reduzem consideravelmente as emissões de carbono. Este é um benefício importante, considerando que os edifícios são a principal fonte de emissões de carbono em grandes cidades.

Conclusão

Um retrofit focado em energia, especialmente um retrofit abrangente e bem projetado, é um bom investimento financeiro e dependendo do tipo de prédio, os retrofits podem gerar:

  • Melhor rendimento operacional líquido;
  • Valor de mercado mantido e até aumentado para o edifício;
  • Custos de manutenção reduzidos, liberando fluxo de caixa para investimentos em instalações novas, diferenciadas e outros aspectos do edifício;
  • Ampla gama de benefícios, financeiros e não financeiros, para os proprietários e operadores;
  • Além de incrementar os lucros, a satisfação com o espaço também é positivamente influenciada com melhor conforto oferecido, qualidade do ar interno, aspecto visual atualizado e menor pegada de carbono no meio ambiente.


Ligue para nós, (11) 3951-5407 ou (11) 99816-5411
 e permita-nos demonstrar o que pode ser feito para melhorar seus resultados.

Peça-nos um orçamento sem compromisso.

Compartilhar postagem
  , , , , , ,