fbpx
Fale conosco: (11) 3951.5407

Inovações na otimização da eficiência em climatização de ambientes

Eficiência energética AAA

Um dos grandes vilões no consumo de energia elétrica é a climatização de ambientes, mas existem soluções que mudam o cenário e podem trazer uma visão otimista para os fatos.

De acordo com estudos de eficiência energética, o cosumo de energia elétrica destinado ao sistema de climatização em edifícios públicos e comerciais está entre 30% até 48% do seu total.

Fontes: Cenergel, Abrava.

Eficiência Energética

A ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), já divulgava em 2013, “que a Indústria já oferece uma sensível evolução tecnológica do ponto de vista da eficiência energética, o que permite que os sistemas de climatização apresentem níveis de consumo de eletricidade de até 40% a menos com relação a sistemas produzidos na década de 90.” (link)

Estimamos que metade dos sistemas hoje instalados ainda não apresentam esse nível de eficiência no seu desempenho diário.

O mercado vem renovando suas instalações através de Retrofits dos sistemas de climatização obsoletos, substituídos por sistemas de expansão direta de fluxo variável, os populares VRVs / VRFs (link), reduzindo o custo de manutenção, e permitindo uma redução de até 40% no consumo de energia. Também tem associado a sistemas de iluminação novos, o que pode elevar essa economia aos 50% de redução (link). Melhorando muito os seus custos.

 

Um sistema inovador e mais 40% de economia: associação de placas termicas na operação de ar condicionado

Através de uma inovadora tecnologia inglesa, já em aplicação no Brasil, a Solar Ar instala placas coletoras de calor interligadas ao sistemas de refrigeração de volume variável, conseguindo uma redução de consumo de até 40% em sistema de VRV/VRF de condensação a ar nos dias mais quentes, quando haveria maior consumo de energia elétrica, o que totaliza um total anual de ganho no consumo de energia de aproximadamente 16%.

 

Comparativo Consumo

 

 

Considerando as opções até aqui apresentadas, já é possível reduzir o consumo do seu sistema de climatização em mais 50%, com soluções associadas.

 

 

 

Se somadas a estas soluções com o projeto de geração de Energia Solar, transformamos todo o retrofit em um ótimo investimento com excelente retorno.

Energia solar

Sobre geração distribuída de Energia Solar com placas fotovoltaicas, escrevemos recentemente sobre o notório e inevitável crescimento da aplicação em nosso país e no mundo. Confira em: A hora e a vez da energia solar.

 

Ligue para nós, (11) 3951-5407 ou (11) 99816-5411 e permita-nos demonstrar o que pode ser feito para melhorar seus resultados. Peça-nos um orçamento.

Compartilhar postagem
  , , , , ,