fbpx
Fale conosco: (11) 3951.5407

A hora e a vez da energia solar

Instalação fotovoltaica

Na 5ª posição entre as taxas de energia mais caras do mundo, custos subindo anualmente acima da inflação e queda nos preços de equipamentos fotovoltaicos, o Brasil passa a receber investimentos consistentes no setor de energia solar após regulamentação da ANEEL e quedas nos impostos de importação dos equipamentos.

A micro e mini geração distribuída, são uma realidade cada dia mais palpável no país, e as previsões mais otimistas preveem que nos próximos 5 anos serão implantadas 20 vezes mais sistemas do que em toda a história da tecnologia no país até hoje.

Entre outras vantagens, o sistema permite que as alterações de tarifas (verde, amarela e vermelha) assim como os aumentos anuais parem de atuar sobre os seus custos, pois cada quilowatt gerado é abatido do consumido em sua conta, independentemente de seu valor.

Aumento médio de tarifa por classe

As vantagens indiretas também fomentam os investimentos e podemos elencar diversas razões para decidir pela aquisição e implantação do sistema imediatamente:

1. Retorno sobre o investimento atrativo

O sistema de energia solar é um investimento que apresenta um retorno melhor do que qualquer aplicação de renda fixa.

Retorno sobre investimento

 

2. Economia direta nos seus custos

O sistema permite que você elimine seus custos com sua conta de energia elétrica. Também permite que injete o excedente produzido na rede elétrica, podendo utilizá-lo no futuro, em até 5 anos.

Fluxo de Caixa Acumulado Retorno do Investimento (Energia Solar)

3. Instalação simples e manutenção fácil

Com instalação simples e geralmente feita sem grandes adequações no imóvel, ela toma poucos dias e não pede desligamento da energia até o final do processo. Sua manutenção também é muito simples, limitando-se à limpeza periódica das placas com água, o que geralmente é feito pelas chuvas.

 

4. Durabilidade e valorização do imóvel

Com garantia de performance de 25 anos e testes contra granizo e outras intempéries (link) as placas são duráveis e podem gerar diferenciais na locação e venda dos imóveis. Garantindo retorno também nos casos de troca de imóvel sem desejo de levar o sistema com você.

 

5. Processo acompanhado e sem burocracia

Com a normatização da micro e mini geração distribuída pela ANEEL as concessionárias passaram a homologar os sistemas de forma clara e nós cuidamos de todo o processo, entregando o sistema operando e homologado. A economia se inicia no mês seguinte à instalação e permanece por, pelo menos, 600 meses.

 

A questão, portanto, é: porque agora? Compensa esperar?

Dado o retorno sobre o investimento, viabilizando que o projeto se pague em curto a médio prazo, mesmo que a tecnologia avance nos próximos anos, o projeto instalado manterá seus ganhos e não inviabilizará novos investimentos em projetos novos. Além disso, as últimas ações do governo, reduziram drasticamente os impostos de importação e isentando os equipamentos, o que faz com que o momento seja propício ao investimento enquanto as taxas inexistem.

Custos de Energia e Economia - Utilizando o Sistema de Energia Solar

A descentralização da geração, diminui a necessidade de expansão de grandes linhas de transmissão, ou hidrelétricas com enorme impacto ambiental o que tem feito com que o governo alimente linhas de crédito para os investidores. O bancos privados também facilitam o investimento uma vez que os sistemas têm retorno real e mensurável e podem ter parcelas menores do que o valor atual das contas de sua empresa.

Além disso, gerar energia limpa, pode ser um diferencial na comunicação e divulgação dos seus produtos e serviços, enquanto seus concorrentes não aderiram ao uso de energia sustentável.

Ligue para nós, (11) 3951-5407 ou (11) 99816-5411 e permita-nos demonstrar o que pode ser feito para melhorar seus resultados. Peça-nos um orçamento.

* Gráficos e valores aproximados, ilustrados de forma livre para exemplificar os cálculos.
Compartilhar postagem
  , , , ,